terça-feira, 19 de julho de 2011

TOM JOBIM E A FÓRMULA DE SUA MÚSICA: MULHER + NATUREZA...

.
Existiam duas coisas na vida do telúrico e inspirado mestre Tom Jobim que se tornaram os ingredientes principais de sua música: a natureza e a mulher brasileira.
As frases abaixo, foram compiladas por mim, extraídas de meu arquivo particular, com centenas matérias e reportagens que venho colecionando ao longo dos anos sobre o Tom. Nelas, podemos nos certificar do que mdigo, bem como notar o seu indefectível bom humor, além da grande falta que ele nos faz.
Em se falando de música, poucas inteligências e talentos criativos puderam ombrear à altura com ele neste país, terra ingrata em que alguns críticos insensatos o trataram de maneira injusta e impiedosa.
Para os que não sabem, Tom Jobim começou a gostar de natureza a partir de férias passadas nas cidades paulistas de Rio Claro e Guaratinguetá, e finalmente no Rio de Janeiro, mais especificamemente numa casa no Jardim Botânico. Sobre os recantos naturais que edificaram o sensível amante da natureza, ele lamentou: "Os lugares em que me inspirei estão sendo destruídos sistematicamente por essa raiva que o homem tem do planeta."
Aqui, suas frases e pensamentos:

"Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz."

“Eu tava no interior do Estado do Rio, lugar de mato, beira de rio... ‘mato’, maneira de dizer, porque mato no Brasil hoje tá difícil. Quase todo brasileiro tem uma caixa de fósforo, né... A gente devia ter licença pra porte de caixa de fósforo. Se parar de chover três dias, um fósforo pode matar muito mais que uma arma. Um tiro pode matar no máximo uma árvore. Sabe que tiro mata árvore também? Se pegar na medula, no cerne. Pergunta no interior que vão confirmar isso. Pois é, mas um fósforo pode matar uma floresta inteira.”

"Cada mulher que não tenho é uma música que eu faço."

"Te espero no chão macio da floresta, com amor, com carinho, com floresta e passarinho."

"Não vejo esperança nem para o bicho e nem para as plantas."

"Estou pensando muito em bicho, porque estou achando o homem uma bobagem, uma chatice."

"Toda a minha obra é inspirada na Mata Atlântica."

"Tenho falado de serra, mato e passarinho. Mas o brasileiro se interessa só por carro e apartamento."

"Sem mato, ar e bicho não há música."

"Outro dia fui no mato piar inhambu e o que saiu detrás da moita foi um Volkswagen."

"O paraíso terrestre fica no Brasil."

"E o amor pela natureza se confunde com o amor pela mulher."

"Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir as coisas." (Gente de Sucesso. A vida de Tom Jobim. Editora Rio Cultura, 1982)



BIBLIOGRAFIA: consultar o autor
.

Um comentário:

  1. Olá amigo, estou escrevendo sobre a ecologia e a música. Teria como me passar por favor as referências das frases do Jobim?
    Aguardo,
    Meu e-mail é: danielbotelhohorn@gmail.com

    ResponderExcluir